Para Bock, Furtado e Teixeira (2008), Frederick Winslow Taylor (1856-1915) elaborou um método de racionalização do trabalho chamado taylorismo. Sobre este método, assinale a alternativa CORRETA:
COSTA, Waldeciria Souza Da. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Alternativas
Alternativa 1:
O objetivo desse método era sistematizar a produção capitalista, a fim de aumentar a produtividade do trabalho, acarretando, segundo alguns críticos do taylorismo, um aumento da valorização da mais-valia.
Alternativa 2:
A cronometragem de cada etapa da produção determinava o tempo médio, que passava a ser a planejado, controlado, acerca da execução de um conjunto de tarefas.
Alternativa 3:
Havia integração entre planejamento e execução no processo produtivo e multi-profissionalização do trabalhador em diferentes áreas.
Alternativa 4:
A economia do tempo de trabalho, propiciada pelo taylorismo, buscava ampliar o tempo livre dos trabalhadores, garantindo-lhes, assim, maior possibilidade de lazer e de convivência social.
Alternativa 5:
O método de racionalização esclarecia a necessidade de se manter a multifuncionalidade do trabalhador ao realizar várias etapas do trabalho, cada um de acordo com seu ritmo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
Alternativa 2.
O Taylorismo foi desenvolvido como uma estratégia de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, criada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor.
O modelo taylorista parte da administração de forma organizada. Para ser mais exato, esse tipo de modelo utilizou formas de trabalho que se diferenciaram dos modelos não existentes do passado.
Deste modo, ele se baseia na divisão das tarefas;
A especialização, assim como métodos que já foram testados para eliminar o tempo gasto e otimizar as funções do improviso.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás