“Para Belbenoit [...], o esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, um tipo de ‘experiência base’, carnalmente vivida, que permite construir, pela prática e pela reflexão, uma ética de saúde global”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 85-86.
De acordo com esse extrato de texto e com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o esporte nas aulas de Educação Física, analise as assertivas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) É necessário levar em consideração as regras estabelecidas por instituições que administram o esporte, de acordo com cada modalidade.
II. ( ) O professor não precisa ensinar as regras oficiais de cada modalidade esportiva, já que a concepção competitivista já está ultrapassada.
III.( ) As práticas recreativas do dia a dia das pessoas, como, por exemplo, jogar vôlei na rua com os amigos, não são consideradas esportes.
IV.( ) O professor deve apresentar ao aluno o formato oficial dos jogos com o objetivo final de a escola ser um espaço de treinamento esportivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) V – V – F – F
B) F – F – V – V
C) V – F – V – F
D) V – V – V – F
E) F – F – V – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
C) V – F – V – F .
O esporte presente nas atividades de Educação Física, compreendem formas de ensinar aos educandos, as regras de cada modalidade física.
Diante dissos, é preciso que os profissionais considerem as regras oficiais, não as que são praticadas de maneiras informais (como o vôlei e o futebol de rua), para que o aluno se habitue com as regras, e saiba compreender cada modalidade,de uma forma geral.
Perguntas interessantes