Para Aristóteles, a ética é indissociável da política. Segundo esse filósofo, seria na prática política que se exercitaria a ética. Para Aristóteles, política seria uma consequência natural da ética. Com relação ao pensamento político aristotélico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana.
b) Aristóteles era um defensor da sofocracia: o governo do rei-filósofo.
c) Para Aristóteles, a finalidade da política é fortalecer o estado.
d) Para Aristóteles, não havia diferença entre a justiça distributiva e a justiça participativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Correta: LETRA A) Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana
Explicação:
Tenho quase certeza que é essa a alternativa correta.
Aristóteles acredita que a essência do homem é racional e política. Assim, o homem tende ao conhecimento e à vida na pólis (A).
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecimento e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem. Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
Link: brainly.com.br/tarefa/26117800