Para aplicação em sistemas de produção existem muitas propostas de pirâmides da automação envolvendo um número diferente de níveis. Uma forma de interpretar estes modelos baseia-se em duas visões para as pirâmides da automação: (i) Visão orientada a componentes e; (ii) Visão orientada a funções. Descreva como são estas abordagens e como elas se relacionam em cada nível das pirâmides que você estará descrevendo. Inicie sua descrição esboçando um desenho das pirâmides e citando o que está contido em cada nível.
Soluções para a tarefa
Quando tratamos de automação industrial, não temos dimensão total do tamanho deste tema. Diversas vezes, quem está iniciando na área pode pensar que automação industrial esta limitada em pequenos campos isolados sem nenhuma correlação.
Veja na pirâmide da automação industrial – o diagrama que representa a forma hierárquica, os variados níveis de controle e trabalho em automação industrial através de cinco níveis.
A conhecida “pirâmide da automação industrial” representa os diferentes níveis de controle de automação industrial, desde os equipamentos e dispositivos em campo até o gerenciamento corporativo da empresa.
Veja a atuação dos cinco níveis:
Nível 1 – Aquisição de Dados e Controle Manual: O primeiro nível é composto por dispositivos de campo. Atuadores, sensores, transmissores e outros componentes atuantes na planta que compõem este nível.
Nível 2 – Controle Individual: O segundo nível relaciona os equipamentos que controla a automatização das atividades da planta. Temos CLP’s (Controlador Lógico Programável), SDCD’s (Sistema Digital de Controle Distribuído) e relés.
Nível 3 – Controle de Célula, Supervisão e Otimização do Processo: O terceiro nível destina-se ao monitoramento dos processos executados por uma célula de trabalho na planta. Na maioria dos casos, obtemos suporte de um banco de dados com todas as informações referentes ao processo.
Nível 4 – Controle Fabril Total, Produção e Programação: O quarto nível é coordena a parte de programação e planejamento da produção. Auxilia tanto no controle de processos industriais e também na logística de suprimentos. Podemos encontrar o termo Gerenciamento da Planta para este nível.
Nível 5 – Planejamento Estratégico e Gerenciamento Corporativo: O quinto nível da pirâmide da automação industrial se faz a administração dos recursos da empresa. Neste nível temos softwares para gestão de venda, gestão financeira e BI (Business Intelligence) para auxiliar na tomada de decisões que afetam a empresa como um todo.
Como observamos, o esquema visualizado na pirâmide da automação industrial busca organizar os diferentes níveis de controle existentes através da distribuição em cinco níveis hierárquicos. Os níveis mais baixos estão diretamente ligados com os equipamentos utilizados em campo, e os níveis superiores têm como função gerenciar os processos, da planta e da empresa.