Para Alves e Veríssimo (2007), o cuidar e o educar crianças pequenas, além de ser um direito constitucional, têm sido reconhecidos como binômio fundamental ao bom desenvolvimento da estrutura neurológica humana, uma vez que uma rede de conexões neuronais (mais de 90% das sinapses) se forma nos primeiros anos de vida.
Ainda segundo as autoras, quanto mais estimulada for a criança, em processos que envolvam cuidado e educação, mais ligações entre os neurônios ela terá. Nesse sentido, as políticas para Educação Infantil no Brasil definem cuidar e educar como funções da creche e da pré-escola. No entanto, a efetivação dessas funções depende de várias condições, dentre elas, as concepções que orientam as práticas dos trabalhadores no dia a dia das instituições.
No estudo de Alves e Veríssimo (2007), as percepções das professoras participantes em relação ao cuidar como dimensão de sua prática docente podem ser evidenciadas quando:
Soluções para a tarefa
Alternativas:
As autoras relatam que a construção dos saberes e práticas que integrem cuidar e educar na atenção infantil é um grande desafio a ser superado, com a preocupação de agregar contribuições das diferentes áreas do conhecimento, para a construção de um atendimento integrado e global à criança.
As professoras apontam que, na introdução do PPP, estão expressas as competências necessárias aos educadores “no educar e no cuidar”.
As professoras citam que sua função prioritária é o ensino, tanto nas atividades pedagógicas como em relação aos cuidados de saúde, portanto o cuidado oferecido, para ser sua função, deve ter interface com a educação.
O discurso da coordenadora aproxima-se do discurso oficial, demonstrando um movimento no sentido de incorporá-lo à realidade, e descreve as funções das professoras tal como se encontra no RCNEI.
As autoras do artigo citam que o RCNEI representa um avanço na Educação Infantil ao buscar soluções educativas para a superação, de um lado, da tradição assistencialista das creches e, de outro, da marca da antecipação da escolaridade das pré-escolas.
Resposta:
O objetivo do referencial curricular nacional, visa contribuir com as políticas e programas de educação infantil, considerando as especificidades afetivas, assim como emocionais, sociais e cognitivas das crianças.
Deste modo, o referencial tem como meta analisar o contexto geral da escola,assim como seu desenvolvimento e os tipos de professores, para assim, criar medidas que possibilitem inovações no campo as práticas pedagógicas.
Logo, a resposta correta está em: "O discurso da coordenadora aproxima-se do discurso oficial, demonstrando um movimento no sentido de incorporá-lo à realidade, e descreve as funções das professoras tal como se encontra no RCNEI."