Para Almeida, “considerando que o foco geográfico principal da Guerra Fria era a Europa central e partes da Ásia e que, no plano estratégico global, o que estava em causa era, essencialmente, uma”:
(Fonte: ALMEIDA, Paulo Roberto. O Brasil e as relações internacionais no Pós-Guerra Fria. In: ____. Vinte Anos da Queda do Muro de Berlim. Palhoça: Unisul, 2009, p. 23 e 24).
a) Competição pela hegemonia mundial entre as duas superpotências.
b) Crise entre todas as potências mundiais, exceto União Soviética, Estados Unidos e China.
c) Disputa pelo Oriente Médio e posterior aproximação diplomática entre todas as potências.
d) Ideia de superioridade Interglobal ameaçada.
e) Destruição nuclear inevitável entre as potências.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação: competição pela hegemonia mundial entre as duas superpotências
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética ascendem como as duas potências mundiais. Tem início uma disputa entre as duas potências acerca da hegemonia mundial. Esse período é chamado de Guerra Fria. Letra a.
Guerra Fria
Foi um período de competição política-ideológica entre EUA e URSS. Esse período vai de 1947 até 1991, com a queda da URSS. O nome é Guerra Fria, pois as duas potências nunca entraram em um conflito direto.
As características da disputa foram a polarização do mundo (entre socialismo e capitalismo), corrida armamentista, corrida espacial, guerras regionalizadas com influências das duas potências (Guerra do Vietnã, Guerra da Coreia, e outros) e interferência dos EUA e URSS em outros países.
Leia mais sobre a Guerra Fria: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ2