para além dessas discriminações que podem ser entendidas como de caráter mais "sútil", há, também, expressões de preconceito de natureza institucional, ou seja, que são reproduzidas e legitimadas em estruturas sociais, políticas e econômicas. um exemplo é a proporção de pessoas negras ou pardas em cargos eletivos ou posições de poder. apesar de representar mais da metade da população brasileira, elas ocupam poucos postos na política e em profissões de maior prestígio. uma maneira possível de interpretar essa realidade é o fato de que há um distanciamento brutal de oportunidades entre pessoas brancas e negras ou pardas em nosso país. essa expressão pode ser compreendida por meio de uma desigualdade social, que, como mencionado anteriormente, tem suas raízes em um processo histórico de opressão. apesar de o brasil se constituir por meio de uma mistura de raças e culturas, é evidente a diferença no lugar que elas ocupam na construção da realidade que vivemos. enquanto índios e negros tiveram que, forçadamente, renunciar a certos costumes e crenças, os colonizadores europeus instituíram modos de ser que ainda são compreendidos por nós como mais legítimo e de maior valor. schimitt, m. antropologia e cultura brasileira. capítulo 4. disponível na biblioteca virtual laureate. considere o tema e seus estudos sobre ele, depois assinale a alternativa correta:
negrajack25741287:
Muitas vezes contribuições das culturas indígena e negra são vistas como inferiores e não consideradas cultura brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra d
Explicação:
nao so pq eu fiz aq prova mas vemos isso tambem quando estudos e pesquisas sao publicadas na europa ,reino unido ou nos estados unidos muitos levaram em conta e dar mais valor do que as do brasil mesmo que tenha o mesmo resultado e ate as vezes antes que outros paises .
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás