Para Agostinho, o governante precisa agir de forma que o povo veja e reconheça nele alguém preocupado com sua vida temporal, sem medir esforços para construir uma sociedade fraterna e justa. Os cidadãos devem se sentir amparados pelas leis e sistemas de governo que assegurem uma vida social digna, com condições de crescimento espiritual, visando ao pleno desenvolvimento de todas as dimensões do ser humano.
SENDO QUE
isso só pode ocorrer se Deus estiver no centro e na base dos interesses políticos. Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre as concepções filosóficas de Santo Agostinho:
Escolha uma:
a. A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
b. As duas asserções são falsas
c. A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d. A asserção II se contrapõe à asserção I.
e. A asserção I é verdadeira, e a asserção II a complementa e explica.
Soluções para a tarefa
Para Agostinho, o governante precisa agir de forma que o povo veja e reconheça nele alguém preocupado com sua vida temporal.
e. A asserção I é verdadeira, e a asserção II a complementa e explica.
O pensamento Agostiniano acerca da política está permeado e fundamentado na transcendência do ser humano. A política constitui uma atividade fundamental para que no seio da sociedade humana haja o bem e a paz. A função política só será corretamente vivenciada se for pautada pelo interesse dos governantes em servir e prestar culto ao verdadeiro Deus.
Para ele, a função da política não se restringe em proporcionar um bem-estar somente de cunho material, terreno, mas salvaguardar valores inerentes à dignidade do ser humano, pois este é transcendente e em meio às preocupações deste mundo na aquisição dos valores relativos não pode prescindir do valor absoluto: Deus único.
Bons estudos!