Para a controladoria, um fator de atenção no processo de gestão é a avaliação de desempenho. Para que essa avaliação exista, é necessário formular métodos de avaliação. Nesse contexto, Schmidt e Santos (2006) afirmam que a tarefa de estruturar um conjunto de indicadores de avaliação é, por si só, uma tarefa complexa, independentemente da área em que se pretende trabalhar.
SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. Fundamentos de controladoria . São Paulo: Atlas S.A, 2006.
A respeito da elaboração de indicadores de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) A controladoria deverá levar em consideração a relevância do indicador e incluir, no conjunto de medidas, todas aquelas que controlam a consecução das metas derivadas da estratégia de negócio.
II. ( ) A definição do indicador deve ser isenta de ambiguidades. Quando o indicador for definido como um índice, deve ser clara a sua fórmula de cálculo.
III. ( ) Não é recomendada a utilização de indicadores de atividades ou de processos, pois são imersos em subjetividade. Sendo assim, recomenda-se a utilização de indicadores de resultado; por exemplo, receita gerada por novos clientes.
IV. ( ) A qualidade e a disponibilidade do indicador são fatores que precisam ser levados em consideração. A qualidade do indicador pode ser analisada por meio das seguintes características: disponibilidade, precisão, clareza e validade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
V V F V
Explicação:A única sentença falsa é a de que os indicadores de atividades ou de processos não são recomendados para avaliação de desempenho, pois são indicados sempre que os indicadores de resultado forem de difícil obtenção, já que os indicadores de atividades ou de processos podem sinalizar informações relevantes.
sidleka:
Boa Luiza, você consegue me ajudar com as outras também?
Perguntas interessantes