Biologia, perguntado por Snapp, 10 meses atrás

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
BIOLOGIA / JONALDES/2ºANO/2ºBIMESTRE/ CAP.10-PLATELMINTOS
SOBRE OS PLATELMINTOS , MARQUE A ALTERNATIVAS VERDADEIRAS :
( 1 )OS PLATELMINTOS TEM O CORPO ALOGANDO FINO E SEM PERNAS .
( 2 )OS PLATELMINTOS QUANTO AO Nº DE FOLHETOS EMBRIONÁRIOS SÃO TRIBLÁSTICOS .
( 3 )OS PLATELMINTOS QUANTO A ORIGEM DO BLASTÓPORO SÃO PROTOSTÔMIOS .
( 4 )OS PLATELMINTOS TEM COMO HABITAT AQUÁTICOS E TERRESTRES .
( 4 )OS PLATELMINTOS QUANTO AO CELOMA SÃO ACELOMADOS .
( 5 )OS PLATELMINTOS QUANTO A SIMETRIA ,SÃO BILATERAIS .
( 6 )OS PLATELMINTOS QUANTO AO MODO DE VIDA ,SÃO LIVRES .
( 7 ) O SISTEMA DIGESTÓRIO COM DIGESTÃO EXTRA E INTRACLULAR .
( 8 )O SISTEMA RESPIRATÓRIO , RESPIRAÇÃO POR DIFUSÃO .
( 9 )SISTEMA EXCRETOR COM PROTONEFRÍDEOS E CÉLULAS FLAMELA .
( 10 ) O PLATELMINTOS COMO A PLANÁRIA SÃO HERMAFRODITA.

Soluções para a tarefa

Respondido por OrdepNailliw37
1

Resposta: Me parece que todas as alternativas estão corretas, a não ser que a 1° não tenha mencionado o cirpo achatado, aí diria que está errada. Mas, pode ser que tenha se referido a um todo, podendo está certa. Com exceção da primeira, que não tenho certeza, todas as outras aparentam estar certas.

Explicação:

(1) Correta

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente.

(2) Correta

O Filo Platyhelminthes (platy = chato; helmintos = verme), ou simplesmente filo dos platelmintos, reúne os animais invertebrados com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral.

(3) Correta

No desenvolvimento embrionário, a boca é formada pelo blastóporo, assim os platelmintos são animais protostômios. Os Platelmintos possuem simetria bilateral e não são segmentados.

(4) Correta

Os platelmintos de vida livre são as espécies que não apresentam hábito parasita, sendo encontrados em ambientes de água doce ou salgada bem como terrestres e úmidos. As espécies de platelminto de vida livre mais conhecidas são chamadas popularmente de planárias.

(5) Correta

Os animais triblásticos podem apresentar ou não celoma. Celoma pode ser definido como uma cavidade revestida pela mesoderme. É nessa cavidade que serão alojados os órgãos internos do animal.

Os animais que não possuem essa cavidade são chamados de acelomados. Um exemplo de acelomados são os platelmintos. Os platelmintos são animais de corpo achatado que têm como representante as planárias, esquistossomos e tênia. A planária é um animal de vida livre, enquanto o esquistossomo e a tênia têm hábitos de vida parasitária.

(6) Correta

Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. ... Os platelmintos foram o primeiro grupo de organismos que apresentou simetria bilateral, ou seja, corpo que pode ser dividido em duas metades iguais.

(7) Correta

Também conhecidos como vermos achatados, podem ter vida livre (em ambientes aquáticos ou terrestres), representados pelas planárias ou ser parasitas de outros animais, inclusive o homem.

(8) Correta

Sistema digestório incompleto com digestão intra e extracelular (intestino muito ramificado).

(9) Correta

A respiração dos platelmintos é cutânea, ou tegumentar. A troca de gases como o oxigênio e o gás carbônico ocorre na epiderme do verme.

A troca de gases se dá por difusão simples, ou seja, os gases passam de célula para célula, pois não o existe um sistema respiratório nos platyhelminthes.

(10) Correta

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais. Esses seres são amoniotélicos, em outras palavras, excretam amônia.

(11) Correta

Os platelmintos podem apresentar formas diferentes de reprodução de acordo com a classe. São geralmente seres monóicos (com indivíduos contendo ambos os sexos), também chamados de hermafroditas. ... Os platelmintos parasitas podem se reproduzir sexuadamente, depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão.

A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas podem copular. Após a troca de espermatozoides através dos poros genitais, os animais se separam e os ovos são eliminados para o meio externo.

Perguntas interessantes