PALESTRA CONCEITOS DE FAMÍLIA: ADOÇÃO, GUARDA COMPARTILHADA, PAIS DO MESMO GÊNERO
OBS: Atividades já respondidas. Segue abaixo somente as alternativas corretas.
01 - Uma das mudanças mais importantes na Constituição de 1988 e que também foi estabelecida pelo novo Código Civil (2002) foi o fim da família como uma instituição indissolúvel e acima da liberdade de seus membros. O indivíduo passa a ser prioritário dentro da composição familiar. Para o senso comum, essa questão é de difícil compreensão. No entanto ela é fundamental para garantir a felicidade dos membros familiares.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
(R) A liberdade afetiva se dá de forma plena, não tendo qualquer compromisso com a estabilidade das relações.
--------------
2 - A família ocidental, aquela que se constitui como um padrão ideal, tradicional, é caracterizada como patriarcal, monogâmica e consanguínea. Ela é fruto de uma série de junções e fusões de elementos que construíram a ordem e o sentido do papel da família na vida social na Europa ocidental cristã.
Assinale a alternativa que resume os elementos formadores da família ocidental.
(R) A família ocidental é o resultado do encontro entre a institucionalização da família romana e os costumes germânicos. Vale lembrar da forte influência cultural judaico-cristã.
---------------------
3 - As mudanças no Código Civil brasileiro foram lentas, elaboradas ao longo de 50 anos. Começaram na década de 1960 e perduraram até ser formulado um novo código, em 2002, que entrou em vigor em janeiro de 2003. O novo Código Civil é considerado por muitos desatualizado, cheio de remendos.
Dentre as discussões da elaboração do novo Código Civil, a legislação em relação ao casamento foi alterada. Duas dessas mudanças aconteceram nas décadas de 1960 e 1970. Assinale qual das afirmativas a seguir relata essas mudanças.
(R) Além da mulher ter reconhecido o direito sobre seus bens adquiridos pela atividade profissional exercida por ela, o divórcio foi instituído.
--------------------
4 - Na sociedade capitalista, a família apresenta uma herança da constituição familiar romano-germânica e judaico-cristã. Teve, porém, que se adaptar à forma de organização da economia, que exigia a hereditariedade do patrimônio sem perder a eficiência das leis de mercado. Para determinados segmentos da sociedade capitalista, a família patriarcal, monogâmica e consanguínea foi uma condição estável. No entanto há rupturas estabelecidas pela própria vida dentro das relações econômicas que a sociedade industrial estabeleceu.
Assinale a afirmativa que melhor explica as mudanças e as contradições da família dentro da sociedade industrial capitalista.
(R) Ao mesmo tempo que a moral estabelecia a família patriarcal monogâmica e consanguínea como ideal, as condições de sobrevivência dos operários levaram a mulher a ingressar no mercado de trabalho. Esse fator mudou as condições que mantinham a família patriarcal com ideal para as classes populares.
---------------------------
5 - O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
(R) Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Corretíssima obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás