Palavras oxítonas terminadas em tônico fechado perdem o acento, como em "guichê" e "nenê". Resposta 1 Nas palavras "judô" e "metrô", torna-se facultativo o emprego do acento circunflexo. Resposta 2 Está certo grafar: "Para que ele agúe o jardim é preciso água". Resposta 3 Apenas algumas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico, como "pôr" (verbo) para diferenciar de "por" (preposição).
Soluções para a tarefa
Palavras oxítonas terminadas em tônico fechado perdem o acento, como em "guichê" e "nenê".
Resposta 1: Falso - Palavras oxítonas terminadas em "a", "e" e "o" sempre foram e continuam sendo acentuadas.
Nas palavras "judô" e "metrô", torna-se facultativo o emprego do acento circunflexo.
Resposta 2: Verdadeiro - As grafias dessas palavras pode ser com ou sem o acento circunflexo. Podem ser "judo" ou "judô"; "metro" ou "metrô".
Está certo grafar: "Para que ele agúe o jardim é preciso água".
Resposta 3: Falso - A grafia correta da palavras é "ague" (sem acento), uma vez que só se acentua a vogal U tônica quando forma hiato com a vogal anterior ou em palavra paroxítona que exija acento ou ainda em proparoxítona.
Apenas algumas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico, como "pôr" (verbo) para diferenciar de "por" (preposição).
Resposta 4: Verdadeiro - Esse acento é chamada de acento diferencial e ainda é usado em alguns caso, como "pôr" (verbo) e "por" (preposição).