palavra economia deriva do grego oikonomia (de óikos, casa; nomos, lei) que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Portanto, estuda o problema da produção e da distribuição de bens e serviços, produzidos pela sociedade para dar atendimento às necessidades de consumo da própria sociedade. Há diferentes tipos de bens, mas especificamente sobre os bens de consumo, podemos afirmar que:
Há diferentes tipos de bens, mas especificamente, sobre os bens de consumo, podemos afirmar que:
A) São bens intangíveis que satisfazem indiretamente, as necessidades humanas.
B) São bens livres, já que podem ser escolhidos, livremente, pelos consumidores.
Soluções para a tarefa
Abaixo, segue o restante da questão.
(...)
c. São, em geral, bens econômicos, já que necessitam de uma
compensação monetária para serem adquiridos e consumidos.
d. São bens de capital, já que necessitam da contrapartida monetária
para serem adquiridos e consumidos.
e. Referem-se, única e exclusivamente, aos serviços, considerados
como bens tangíveis.
Em linhas gerais, a Economia é a ciência que estuda a relação existente entre os recursos (que são escassos) e as necessidades das pessoas (que são infinitas).
Neste cenário, as pessoas são consumidores de bens, produtos e serviços. Em uma economia, esses insumos são trocados por uma moeda de valor, que é o dinheiro.
Gabarito:
"c. São, em geral, bens econômicos, já que necessitam de uma
compensação monetária para serem adquiridos e consumidos".
Até a próxima!
Resposta:
Desenvolver estudos de como a sociedade administra seus recursos escassos. De que forma as pessoas tomam decisões sobre a organização do trabalho, consumo, poupança e como investem suas economias.
Explicação:
Leia o texto abaixo:
Etimologicamente, a palavra economia deriva do grego oikonomía (de oikos, casa; nomos, lei). Na acepção original seria a “administração da casa’’ que, posteriormente foi associado à “administração da coisa pública”. Define-se Economia como a Ciência Social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Portanto, é a Ciência Social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
[...]A Ciência Econômica nasce da constatação de que, em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, capital, matérias-primas, entre outros) são limitados. Por outro lado, os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e pela contínua elevação do padrão de vida. Independentemente do seu grau de desenvolvimento, nenhum país consegue dispor de todos os recursos dos quais necessita. Tem-se, então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
Como podemos observar no texto, a ciência econômica nasce da constatação de que, em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, capital, matérias-primas, entre outros) são limitados. Diante da escassez a economia tem como finalidade: