Pai e filho saem do porto, num barco, para uma pescaria domingueira. Ao notar que o barco e o cais estão se distanciando um do outro, o filho diz: "Pai, o cais está se movendo e se afastando de nós". O pai, tentando fazer com que a criança não tenha uma visão equivocada das coisas, replica: "Não, meu filhinho, nós é que estamos nos movendo e nos afastando do cais". Analise as frases enunciadas pelo pai e pelo filho, avaliando a exatidão ou inexatidão dos conceitos presentes nelas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Depende do referencial
Explicação:
Boa noite!
Essa questão aborda um dos vários importantes conceitos da física : O de referencial ,que diz que ao mudar a perspectiva de observação (referencial) a percepção do fenonomeno também muda.
No caso acima, o menino está no barco que está se movimentado, porém ele está parado em relação ao barco,o que dá a percepção de que na verdade o que acontece é o cais se afastar, e não ele.
Já em contrapartida,para um observador que estivesse no cais,acreditaria que o barco se afasta.
Portanto na realidade não há afirmação certa ou falsa,e sim diferentes percepções a partir de diferentes referenciais,o pai contraria o filho a partir de um referencial de como estivesse no cais, que também é o referencial do nosso senso comum,na qual o barco moveria-se,nao anulando a outra analise e vice-versa.