PÁGINAS 90 -102
13- Conceitue: causa, causa material e causa formal, substrato e informe.
R-
14- Defina: causa eficiente e causa final, dando exemplos.
R-
15- Na estruturação das ciências Aristóteles fala de três grandes ramos dentro da classificação geral do conhecimento científico. Favor citá-los e dizer a que áreas os mesmos estão ligados.
R-
20- Significa a forma e o modelo, ou seja, a noção da essência e seus gêneros. Significa a matéria de que são feitas as coisas. Esta palavra é:
R-
Soluções para a tarefa
Resposta:
13: Causa material: diz respeito à matéria da qual algo é feito, como o mármore em uma estátua de mármore, ou a madeira, em uma cadeira de madeira.
Causa formal: é a forma que um determinado objeto ou ser possui. Essa causa também é, de certo modo, a sua definição conceitual, visto que uma cadeira deve possuir a forma de cadeira,
14: Causa final: como o próprio nome diz, essa causa diz respeito à finalidade ou à razão de existir de um determinado ser ou objeto. Pegando o exemplo da cadeira, a sua causa final é servir como assento.
Causa eficiente: seria aquilo que deu origem a um determinado ser ou objeto, ou seja, a sua causa primeira. No caso da estátua de Dionísio, a causa eficiente seria o escultor. No caso da famosa tela Monalisa, a sua causa eficiente seria o pintor Leonardo da Vinci.
15: •Ciências produtivas – que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos, roupas, vasos, etc.);
•Ciências práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética e política);
•Ciências teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
20: Substância. Segundo Aristóteles, é o suporte ou substrato pelo qual a matéria se constitui em algo seguindo uma forma. É na substância que atuam as famosas quatro causas.