texto:
"Durante a segunda guerra mundial, Maximiliano Kolbe foi preso e levado para um campo de concentração nazista. Aconteceu que um dia fugiram algumas pessoas que também estavam pressas neste campo. Depois de muita busca, não foram encontradas pelos soldados então o comandante do campo de concentração escolheu, entre os prisioneiros, dez para pagar, com a morte, a fuga dos outros. Entre os escolhidos, havia um sargento polonês que, quando foi escolhido para morrer, disse chorando, enquanto era levado, que estava deixando mulher e filhos. Maximiliano tendo escutado as palavras desse sargento, ficou profundamente sensibilizado e fazendo tudo o que ensinava como líder religioso de sua comunidade, não pensou duas vezes: saiu do seu lugar, na fila dos prisioneiros e, dirigindo-se até o comandante do campo, ofereceu-se para morrer em lugar daquele sargento que estava deixando sua família sem haver feito nada para merecer a morte; morreu em lugar de outra pessoa, porque sabia da importância de sua atitude para os filhos daquele homem por quem estava entregando a vida.”
Assim como Maximiliano, tantos outros líderes religiosos descobrem em sua crença e em sua amizade com o Transcendente uma força que os leva a dedicar toda a vida aos que mais estão necessitados de sua ajuda. Nisto consiste o verdadeiro valor e as qualidades do líder religioso: descobrir na pessoa do necessitado, do explorado um irmão, semelhante seu, que merece ser defendido e auxiliado, muitas vezes com a própria vida.
Além dos grandes líderes religiosos que se tornaram modelos, exemplo conhecido por muitas pessoas, é bom lembrarmos que existem pessoas em diferentes tradições religiosas que zelam pela transmissão dos ensinamentos d seus grandes líderes, dedicando sua vida para ajudar os outros. Essas pessoas são líderes que recebem nomes diferentes segundo a tradição religiosa a que pertencem. Veja alguns exemplos: rabino, catequista, professor de escola dominical, pastor, sacerdote, imame, monge, pai/mãe de santo, curandeiro.
Esses líderes estão envolvidos com sua tradição religiosa e contribuem para que as pessoas possam percorrer o caminho em direção ao Transcendente, a Deus. Muitas vezes ele também tornam-se modelo a ser seguido, a exemplo dos grandes líderes, pelas outras pessoas, a partir de suas atitudes e encontro especial com o Transcendente.
Os líderes religiosos e seus exemplos
A liderança é um fenômeno bastante interessante entre as pessoas do mundo todo. Se pararmos para pensar, identificaremos muitos exemplos que conhecemos desse fenômeno.
• Uma atriz que, aonde quer que vá sempre consegue cativar uma porção de pessoas, ela é uma líder.
• Um colega de classe, ou da sua turma, que, naturalmente, todo o pessoal gosta de ficar por perto dele, ouvir o que ele tem para dizer, bem, ele também é um líder.
• Os líderes religiosos que descobriram um sentido novo para suas vidas, como por exemplo:
BUDA JESUS MOISÉS MAOMÉ
Há muitas formas de manifestação de liderança, porém os líderes religiosos se destacam pelo fato de encontrarem uma forma nova de olhar para as coisas já existentes e estabelecer uma sintonia com deus, com o Transcendente, revelando-a em atitudes que movimentam grupos e deixam gerações e pensar e refletir sobre a maneira de alcançar o que eles anunciam, ou como fazer a experiência de viver na prática a mensagem que transmimensag.
1. O líder tem uma amizade íntima com o Transcendente. Devido isso o líder religioso é uma pessoa que se diferencia das outras em... *
6 pontos
(A) seu trabalho.
(B) seu modo de viver.
(C) sua escola.
(D) todas as alternativas estão corretas.
(E) todas as alternativas estão erradas.
2. A amizade especial com o Transcendente que o líder cultiva, faz com que ele como líder religioso realize uma... *
6 pontos
(A) mudança radical em suas atitudes.
(B) mudança em sua família.
(C) mudança em sua comunidade.
(D) todas as alternativas estão corretas.
(E) todas as alternativas estão erradas.
3. Lembramos que as novidades que o líder religioso aponta nem sempre são bem vistas por todas as pessoas que as ouvem porque elas normalmente funcionam como... *
6 pontos
(A) uma pequena pedra no sapato.
(B) uma ajuda aos necessitados.
(C) uma experiência de vida.
(D) todas as alternativas estão corretas.
(E) todas as alternativas estão erradas.
4. Jesus Cristo exerceu sua liderança em defesa dos mais necessitados. Suas atitudes provocaram uma reação de enfrentamento com o poder político e com outros líderes de sua época que... *
6 pontos
(A) queriam a força do poder.
(B) agiam em proveito próprio.
(C) agiam a força para enriquecer.
(D) todas as alternativas estão corretas.
(E) todas as alternativas estão erradas.
5. A liderança é um fenômeno bastante interessante entre todas as pessoas. Identificaremos alguns exemplos. *
6 pontos
(A) uma atriz.
(B) um colega de classe.
(C) um pastor.
(D) todas as alternativas estão corretas.
(E) todas as alternativas estão erradas.
me ajudem porfavor
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1R= Letra a)
2R= Letra a)
3R= Letra c)
4R= Letra c)
5R= Letra c)
Explicação:
evelyfreitas40:
espero q teja certo
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Música,
1 ano atrás