Sociologia, perguntado por selyrisrasou6za, 1 ano atrás

(PAES) O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia. No que tange às características fundamentais do Positivismo, é incorreto afirmar queEscolha uma:a. essa corrente de pensamento persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais.b. é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em determinada coletividade.c. o conhecimento científico, para essa corrente de pensamento, é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido, é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia.d. essa corrente de pensamento preza pela regularidade, pela estabilidade e também pelo bom funcionamento das instituições sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Serjão40
69
B) É uma doutrina que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais , dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em determinada coletividade.
Respondido por Matheusieti
51

Sim. A alternativa B está correta.

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Já em nosso país:

O início do estudo da sociologia com base no positivismo estava atrelado com as temáticas dos trabalhadores, por conta do sistema econômico que o Brasil passava, os estudiosos deram prioridade nos estudos da industrialização e os processos relacionados a reforma agrária e movimentos sociais urbanos e rurais, já a partir de 1964 os sociólogos passaram a estudar sobre questões políticas do país, devido o início da ditadura que se manteve ativa até 1985. 

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/1617839

Anexos:
Perguntas interessantes