ENEM, perguntado por fernandacastanhof, 2 meses atrás

Paciente J.P.S, 6 anos, sexo masculino foi levado pelos pais a unidade de pronto-atendimento, apresentando náuseas com episódio de vômitos, cefaleia holocraniana, letargia e febre de 39ºC, há mais de 24 horas, a mãe administrou Tylenol ® (paracetamol) 25 gotas de 6/6 horas para diminuir a febre e a cefaleia. Durante a anamnese, o médico identifica que o paciente relata dor ao manipular o pescoço e rigidez de nuca, durante a consulta a criança manifesta uma crise convulsiva. Com bases nestas manifestações clínicas, a suspeita diagnóstica é de meningite meningocócica. Na sequência, o clínico procede com a solicitação de exames clínicos de estudo do líquor, bacterioscopia, cultura do LCR e do sangue, testes sorológicos e PCR para confirmação do diagnóstico. Após a punção lombar para coleta do líquor, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o médico inicia o protocolo de tratamento antimicrobiano que inclui:
Penicilina G. Cristalina (Benzilpenicilina) 300.000 UI/kg/dia – infusão contínua intravenosa de 4/4 horas por 7 dias.

Levando em conta o caso clínico mencionado anteriormente, o uso dos medicamentos Tylenol ® (princípio ativo: paracetamol) e Penicilina G. Cristalina (Benzilpenicilina) e seus conhecimentos sobre farmacocinética, responda as questões a seguir:

​A) A respeito dos medicamentos citados anteriormente, mencione suas formas farmacêuticas e via de administração utilizada, descrevendo as vantagens e desvantavens destas vias de administração de fármacos.
B) Considerando que o caso clínico, trata-se de um caso de meningite bacteriana que é uma doença infecciosa decorrente da inflamação das meninges e do espaço subaracnóideo, decorrente da invasão de agentes agressores ao sistema nervoso central (SNC), cujo tratamento padrão em crianças é baseado na utilização de penicilina G cristalina intravenosa. Justifique essa conduta considerando os parâmetros farmacocinéticos de absorção, biodisponibilidade e a característica físico-química que o fármaco deve apresentar para garantir boa distribuição pelo tecido nervoso.
​C) A penicilina G cristalina (benzilpenicilina) é um composto químico de natureza ácida. Considerando essa informação, descreva como acontece seu processo de excreção renal.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
37

Levando em consideração nosso conhecimento sobre farmacocinética, responda as questões a seguir:

A) A respeito dos medicamentos abaixo, podemos descrever:

  • Paracetamol: antitérmico e analgésico, para ser administrado oralmente. Sua farmacocinética pode ser explicada por absorção gastrointestinal, metabolizado principalmente no fígado. As desvantagens estão no fato do paracetamol atravessar a barreira hematoencefálica, placentária e ser encontrado no leite materno.

  • Penicilina G. Cristalina: antibiótico que impede a síntese da parede celular bacteriana. Devido ao fato de ser inativada pelo pH ácido do estômago, é usada exclusivamente por vias parenterais, leva cerca de 30 minutos para atingir os níveis terapêuticos, se mantendo por 4 a 6 horas. As desvantagens incluem a toxicidade renal, reações de hipersensibilidade, toxicidade hematológica e manifestações cutâneas, além de serem dolorosas quando em contato com a musculatura.

B) Apesar das penicilinas não apresentam boa absorção no sistema nervoso central, a inflamação causada durante a meningite bacteriana, favorece a permeabilidade de membrana, o que viabiliza a eliminação das cepas sensíveis de pneumococos e meningococos.

C) Devido ao seu caráter ácido, as manifestação mais frequente são a nefrite intersticial alérgica, febre, hematúria e eosinofilia. Este quadro é revertido com a suspensão imediata do medicamento, porém se mantido pode levar a insuficiência renal irreversível.

Farmacocinética

Estudo essencial, que ajuda na compreensão da atuação dos fármacos no organismo, desde a sua administração, absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Cada uma dessas etapas pode afetar positiva ou negativamente a ação do fármaco, compreendamos abaixo:

  • Absorção: aprender sobre os diferentes locais de ocorrência e as barreiras fisiológicas.
  • Distribuição: caminhos percorridos dentro do organismo até chegarem ao órgão-alvo.
  • Metabolismo: como são transformados em metabólitos inativos.
  • Excreção: via pela qual o organismo elimina o fármaco.

Dentre as vias de administração, devemos destacar:

  • Oral
  • Parental
  • Subcutânea
  • Nasal
  • Retal
  • Intra-vesical
  • Nebulização
  • Ocular
  • Sublingual

Cada uma dessas possui seus critérios de indicação, relacionados ao fármaco e as condição fisiológica do paciente.

Aprenda mais sobre farmacocinética aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21084756

#SPJ1

Perguntas interessantes