Analise com atenção o trecho do livro base a seguir:
"Mapeando o continente africano de maneira superficial e equivocada, Hegel afirmou sobre a inexistência de história entre os povos africanos em virtude da inexistência de registros escritos sobre as experiências dos povos africanos ao longo dos tempos. Tomando a possível ausência de fontes escritas como indicador da inexistência de ação humana de caráter histórico, o pensador alemão concluiu apressadamente que os africanos estavam mais próximos da natureza do que da cultura e, consequentemente, desprovidos de história." (LOBO; SANTOS, 2018, p. 13)
Considerando a afirmação das autoras, é correto afirmar, acerca do conceito de história em Hegel:
a )
A afirmação do filósofo Hegel manifesta o entendimento da historiografia oitocentista europeia, segundo a qual, somente fontes escritas e oficiais poderiam ser consideradas dignas do estudo do historiador.
b )
A concepção de história em Hegel se aproxima da concepção da Escola dos Annales, segundo a qual, só documentos escritos e oficiais relativos ao passado das sociedades poderiam ser considerados fontes históricas.
c )
O filósofo alemão Hegel é contrário à tradição historiográfica segundo a qual somente povos com escrita constituem povos com história.
d ) O fato de os povos africanos, anteriores ao século XIX, não possuírem registros escritos acerca da sua história, atesta que, apesar de terem cultura, não tinham história. Esse é o entendimento do filósofo Hegel, reiterado pelos historiadores da Escola dos Annales, na França da década de 1920.
e )
A ausência de fontes históricas escritas entre os povos africanos anteriores ao século XIX denota que estes povos não possuíam história.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A resposta correta é: A afirmação do filósofo Hegel manifesta o entendimento da historiografia oitocentista europeia, segundo a qual, somente fontes escritas e oficiais poderiam ser consideradas dignas do estudo do historiador..
Explicação:
Perguntas interessantes