Saúde, perguntado por adyadam, 3 meses atrás

Paciente do sexo feminino, 48 anos, 160 cm, 85 kg, IMC 33 kg/m2, hipertensa e asmática. Encontra-se no terceiro dia de UTI, em quarto isolado, com suspeita de COVID-19. Desde o primeiro dia de internação vem apresentando piora da hipoxemia com necessidade de aumento do suporte de oxigênio. Hoje iniciado terapia com ventilação não-invasiva (VNI). Após cerca de 1 hora, evoluiu com choque, arritmia grave e rebaixamento do nível de consciência, sendo submetida à intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. Os ajustes iniciais da ventilação mecânica foram: modo volume controlado, VT= 320 mL (6mL/kg, IBW 54kg), PEEP= 10 cmH2O, FIO2= 60%, FR= 25 resp/min, fluxo inspiratório= 24 L/min, Pressão de pico= 37cmH2O, Pressão de platô= 27cmH2O, PEEP intrínseca = 0 cmH2O. Com base no quadro clínico, responda as questões a seguir. Qual o valor de complacência estática da paciente após a intubação orotraqueal? Escolha uma opção: a. 37 mL/cmH2O b. 14 mL/cmH2O c. 18 mL/cmH2O d. 24 mL/cmH2O

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
1

O valor da complacência estática para esta paciente é de 18ml/cmH²O, alternativa C.

O valor de complacência é calculado através da fórmula \frac{VC}{Pplato - PEEP}

Toma-se:

VC = volume corrente calculado pela lógica de 6ml/kg

VC = 6 * 85 kg

VC = 510

Calculando:

CE ( complacência estática) = \frac{VC}{Pplato - PEEP}

CE = \frac{510}{27 - 0}

CE = \frac{510}{27}

CE = 18

Complacência Pulmonar

A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório.

Na ventilação mecânica o paciente vai receber volume, sob pressão e frequência programadas no aparelho pelo fisioterapeuta.

Em pacientes submetidos à ventilação mecânica, os valores entre 70-80 mL/cmH² são considerados normais e os valores inferiores a < 50 mL/cmH² são considerados baixos.

A redução da complacência pulmonar pode ser encontrada em inúmeras patologias, sendo um exemplo típico a SDRA (síndrome do desconforto respiratório do adulto), caso desta paciente.

O risco para programação incorreta é o barotrauma.

Aprenda mais sobre doenças pulmonares aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49397527

#SPJ1


adyadam: Muito obrigada ♥️
priscilapsd: :))
Perguntas interessantes