Paciente de 35 anos, sexo feminino, procura o médico acupunturista, devido às queixas de dor torácica em pressão, episódios de extrema tristeza, menos valia e anedonia. Refere ainda, distúrbios de sono. Há cerca de 6 meses, toma diversos tipos de antidepressivos: tricíclicos ou inibidores seletivos da recaptação da serotonina, bem como acompanhamento psicológico, com melhora discreta. Queixa-se de incômodo semelhante a um bolo na garganta, dor difusa e mal caracterizada e sensação de empachamento no abdome. Ao exame físico não apresenta nenhuma alteração digna de nota. À palpação, o pulso se apresenta em corda. Assinale a alternativa que apresenta o melhor diagnóstico do quadro clínico à luz da Medicina Tradicional Chinesa
Soluções para a tarefa
O melhor diagnóstico é a estagnação do Qi de Gan (fígado). Resposta correta letra c.
Medicina Chinesa
É uma medicina baseada em observações e fenômeno da natureza. O homem faz parte dessa integração com o universo. Ela é baseada na teoria do Yin e Yang. O Yin é energia da noite, da água, da escuridão e o Yang simboliza a energia do dia, do sol, da luz, do fogo. Ela fala do equilíbrio dessas duas energias e nós temos que ter essas duas energias em equilíbrio.
Temos também a teoria dos cinco elementos ou cinco movimentos. Esses cinco movimentos representam os cinco órgãos do corpo humano e cada órgão tem uma função própria. Nessa teoria, cada órgão tem uma função, o fígado é um órgão que está ligado com o fluxo de energia. As emoções podem afetar esse fluxo de energia.
Complemento da questão abaixo.
a) Ascenção do Fogo de Gan (fígado)
b) Síndrome complexa por deficiência do Yin de Shen (rim) e Gan (fígado)
c) Estagnação do Qi de Gan (fígado)
d) Deficiência de Xue (sangue) de Gan (fígado)
e) Deficiência do Qi do coração
Saiba mais sobre Yin e Yang em: https://brainly.com.br/tarefa/52986299
#SPJ4