ENEM, perguntado por natanAdrya3119, 10 meses atrás

Paciente de 25 anos procura ambulatório para primeira rotina ginecológica de sua vida. Refere início da vida sexual por voltados 15 anos e diz que já teve vários parceiros sexuais. Utiliza a pílula anticoncepcional, indicada por uma amiga, pois muitasvezes se esquece do preservativo. Ao exame ginecológico, é encontrada hiperemia no colo uterino e algumas micropapilasno intróito vaginal. Submetida a colposcopia, encontrou-se epitélio acetobranco, que, à biópsia, mostrou tratar-se deneoplasia intraepitelial cervical grau I (NIC I), com positividade para o papilomavírus humano (HPV). Nesse caso, é correto(A) suspender a pílula anticoncepcional, que é fator de risco para NIC I, e retornar em um ano para a colpocitologiaoncológica.(B) tratar a paciente e seu parceiro com medicação antiviral, por ser elevada a concomitância de positividade noparceiro sexual.(C) explicar à paciente que ela tem um câncer em fase inicial e encaminhá-la para tratamento especializado,comunicando-se previamente com o colega que irá atendê-la.(D) fazer apenas controle anual e recomendar que o parceiro faça uma avaliação.(E) explicar que ela tem uma lesão que pode progredir para um câncer de colo uterino e deve submeter-se a tratamentoda infecção pelo HPV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por kjmaneiro
0

Explicação:

A  resposta  que  mais  se  aproxima  seria  a  alternativa  E,  considerando  que  a  chance de evolução ao câncer é de apenas 1% nessas lesões de baixo grau e que o tratamento é conservador.

Respondido por Danas
3

A alternativa E) apresenta a conduta médica a ser seguida.

O medico deve informar ao paciente que o HPV é perigoso e que é o causador das lesões que a paciente está sofrendo, também deve explicar que existe a chance de que essas lesões evoluam para um câncer de colo de útero.

O tratamento do HPV é simples, consiste em eliminar as verrugas com o corte direto, eletrocauterização e fármacos antitumorais, além das vacinas.

O HPV em si não tem cura, apenas os paliativos para melhorar a vida da paciente.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes