Mulher de 23 anos procura pronto-socorro com queixa de dor em todo o abdome inferior, que iniciou há uma semana e vempiorando progressivamente. Última menstruação, há 10 dias. Nega febre, náuseas ou vômitos e refere hábito intestinal emicções normais. Relata ainda que vinha apresentando corrimento vaginal há 2 meses e estava para marcar consultaginecológica, quando o quadro atual se iniciou. Como método anticoncepcional, refere "tabelinha" e, eventualmente,preservativo. Ao exame físico, temperatura de 37,8 °C, abdome levemente distendido, com ruídos presentes. Dor àpalpação de abdome inferior, pouco mais doloroso à descompressão brusca. Ao exame ginecológico, presença desecreção purulenta no colo uterino, que se encontra hiperemiado. Ao toque vaginal, útero de tamanho normal, dor àpalpação pélvica, inclusive em regiões anexiais e à mobilização cervical. É correto afirmar:(A) É um quadro infeccioso genital alto, provavelmente decorrente de uma vaginite prévia, recomendando-se cultura desecreção vaginal e tratamento com antibiótico após antibiograma.(B) Trata-se de abdome agudo infeccioso com sinais de irritação peritoneal, recomendando-se a realização delaparotomia exploradora.(C) Deve-se realizar, inicialmente, hemograma e radiografia de abdome e, havendo leucocitose ou leucopenia e sinaisde íleo paralítico, indicar laparotomia de urgência.(D) Trata-se de infecção genital superior polimicrobiana por contaminação ascendente, com provável participação inicialde clamídia ou gonococo. Deve ser iniciado tratamento com esquema antibiótico de amplo espectro.(E) O diagnóstico é doença inflamatória pélvica grave com irritação peritoneal. A melhor abordagem terapêutica é aantibioticoterapia de amplo espectro seguida, em 12 horas, pela exploração cirúrgica.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa D) apresenta as condições de avaliação ginecológica.
Em uma avaliação ginecológica, uma mulher de 23 anos deve apresenta uma vagina em condições normais, útero de tamanho normal, dor à palpação pélvica e nas regiões anexas.
A avaliação ginecológica é muito importante devido a quantidade de doenças que podem acometer o trato reprodutivo das mulheres.
A avaliação anual completa, seguida de exames de sangue e ultrassonografia é o ideal.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes