Paciente com 62 anos, internado com diagnóstico de supuração pulmonar e sequela de acidente vascular cerebral, ao receber tratamento recebendo antibioticoterapia através de acesso venoso periférico, foi submetido pelo enfermeiro da unidade a uma punção venosa com abocath em membro superior esquerdo. No dia seguinte o membro puncionado apresentava-se frio, pálido e cianótico. O paciente, ao ser avaliado pelo cirurgião vascular, foi diagnosticado com uma insuficiência arterial no braço esquerdo decorrente de grande volume infundido por via arterial e não venosa do abocath. Após um ano de tratamento o membro foi amputado pela evolução gangrenosa.
Soluções para a tarefa
1) Houve negligência, imprudência ou imperícia nessa situação? Analise o caso e reflita.
Essa é uma situação de imperícia.
A imperícia, no presente caso, configura-se pela falta de conhecimento técnico do profissional da enfermagem no que diz respeito à punção para a administração do medicamento, que deveria ocorrer pela via venosa, e não arterial. O resultado da imperícia profissional foi a amputação do braço esquerdo do paciente.
Qual a diferença entre negligência, imprudência e imperícia?
- Imprudência: a imprudência do profissional da enfermagem será caracterizada quando ele, apesar de ter conhecimento técnico, age de forma descuidada e irrefletida.
- Imperícia: constitui a atuação sem conhecimento técnico, inexperiência e/ou inabilidade.
- Negligência: é caracterizada pela conduta omissiva, em que o profissional deixa de agir no momento em que era necessária a sua ação.
Leia mais sobre negligência, imprudência e imperícia em: https://brainly.com.br/tarefa/17656219
#SPJ1
Resposta:
A resposta é: Impericia.
Explicação:
Impericia significa inexperiente, sem habilidade para executar determinada atividade. É a falta de aptidão necessária ou habilidade ou experiência para executar determinada função.