Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)O expressão do valor das festividades da população pobre.© ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.© estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.© elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.© instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.
Soluções para a tarefa
Esta era uma forma da população menos favorecida receber ter algum amparo diante do desamparo em que viviam.
A prática, portanto, é um exemplo de busca por um amparo social dos menos favorecidos na sociedade colonial, visto que as praticas citadas no trecho se referem tanto aso negros quanto aos brancos.
Como não havia uma assistência a essa pessoas, o jeito mais comum era recorrer a crendices, sabedorias e tradições do povo africano relacionado a esses assuntos, como uma maneira de sobreviver nesta sociedade.
A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social. Um exemplo são as religiões como a Umbanda.
A religião Umbanda
A religião Umbanda surgiu no século XX pelo povo africano vindo ao Brasil. Como a cultura africana se configura por ser mediada por entidades e antepassados, tornou-se uma expressão religiosa com traços do povo afrodescendente.
Ela une o catolicismo e a veneração aos santos com traços das religiões espíritas, como o Kardecismo. Por isso, ela possui uma forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
Embora sofra intolerância religiosa, é uma religião que faz parte da cultura nacional e traz em si raízes desse sincretismo.
Saiba mais sobre a Umbanda em: brainly.com.br/tarefa/30805656
#SPJ5