História, perguntado por felippe9444, 1 ano atrás

otávio augusto foi o primeiro líder romano assumiu o título de imperador concentrando todo poder em suas mãos tal como a seus sucessores. Em que se passou a se basear a autoridade so imperado romano

Soluções para a tarefa

Respondido por WilkyCockles
58
A autoridade legal do imperador derivava de uma extraordinária concentração de poderes individuais e cargos já existentes na República Romana, mais que de um novo cargo político. Os imperadores continuavam sendo eleitos regularmente como cônsules e como censores, mantendo a tradição republicana romana. O imperador ostentava na verdade os cargos não imperiais de príncipe do senado (líder parlamentar do senado) e pontífice máximo (máxima autoridade do império).
Contudo, estes cargos somente proporcionavam prestígios (dignitas) à pessoa do imperador. Os poderes deste derivavam  de auctoritas. Na figura imperial, reuniam-se as figuras autoritárias do imperium maius (comandante em chefe militar) e da tribunicia potestas (máxima autoridade jurídica). Como resultado, o imperador encontrava-se acima dos governadores provinciais e dos magistrados ordinários. Tinha direito a dar penas de morte, os cidadãos deviam-lhe obediência, gozava de inviolabilidade  pessoal (sacrosanctitas) e podia resgatar qualquer plebeu das mão dos magistrados, incluindo dos tribunos da plebe (ius intercessio).
Respondido por liamariajosemeira
1

Resposta: As atividades administrativas

Explicação: Pois um imperador só tem poder para isso. Espero ter ajudado (:

Perguntas interessantes