Osamu Tezuka (1928-1989), importante desenhista japonês, ficou conhecido por popularizar os mangás, as histórias em quadrinhos japonesas. Uma de suas obras conta a história de Buda. Os personagens dos quadrinhos a seguir são o garoto Chapra, filho de um sudra, e o rei de Kosala, membro de uma casta superior. Após ser salvo pelo garoto, o rei o adotou como filho.a) Qual é o elemento de tensão presente no diálogo
entre o rei de Kosala e o garoto Chapra?
b) Explique o desapontamento do rei com base no bramanismo.
c) De que maneira a ideia de carma justifica a sociedade de castas?
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos para as respostas :)
A) O elemento de tensão é exatamente o fato de Chapra ser de uma casta inferior, e a indignação do rei ao saber que foi salvo por um garoto de casta inferior!
B) O Bramanismo é a filosofia religiosa que da base hoje pra o Hinduismo. Segundo o Bramanismo, as castas justificam a condição de vida e a qualidade das pessoas. Logo, um rei jamais deveria ter sido salvo por alguém de casta inferior, e sim o contrário.
C) A sociedade de castas e o carma estão ligados graças a crença da reencarnação do Bramanismo. A explicação é que nossa vida presente tem uma ligação com o que fizemos ou fomos nas vidas passadas. Logo, a vida presente é merecida, independente de como seja, e deve ser respeitada, pois dessa maneira, em uma vida futura, as condições serão melhores.