os três principais motivos das atividades circenses são:
Soluções para a tarefa
Resposta:
recreativo,educativo e profissional
Explicação:
Resposta:
O acesso ao conhecimento das artes do circo iniciou-se há pouco tempo e com ele pesquisas sobre essa arte milenar: o circo. A sabedoria circense era restrita as famílias que trabalhavam no espetáculo, e após a abertura de escolas de circo esse conhecimento passou a ser acessível à população em geral (BARONI, 2006).
As atividades circenses tornam-se presentes no conteúdo das aulas de Educação Física escolar por se entender o circo uma manifestação da cultura corporal universalmente produzida. Essa atividade nas aulas torna-se prazerosa e divertida, e na maior parte das turmas gera motivação para a realização.
O interesse para estudar os motivos que levam crianças em idade escolar a participar das aulas de circo surgiu da observação de que muitas crianças se interessam por atividades alternativas em relação aos esportes coletivos e individuais tradicionais. Nota-se pela experiência nas aulas de Educação Física no ensino fundamental que quando leva-se a novidade para as aulas os alunos se interessam bastante, muito mais que nas práticas comumente vivenciadas por eles. Davidoff (1983) observa que, em geral, as pessoas tendem a ser atraídas pelo que é novidade. E que quando aulas com movimentos circenses são incluídas na escola ocorre a grande participação e envolvimento dos alunos nessas atividades, sendo solicitado esse conteúdo nos anos seguintes pelos alunos e a criação de aulas extracurriculares em atividades circenses.
Com as questões emergentes da cultura corporal de movimento, a Educação Física Escolar tem desempenhado o papel de vivências de diversas expressões da cultura. A Educação Física na escola não apenas o papel de identificar talentos esportivos. O papel da Educação Física, nesta perspectiva é, segundo Gallardo e Gutiérrez (2008),
“Socializar o conhecimento universalmente produzido dentro de um campo de conhecimentos da cultura corporal, ao qual o aluno tem direito. Isto significa que o aluno tem direito a conhecer e compreender as diferentes manifestações culturais produzidas ao longo da história. Conhecer a evolução de sua cultura patrimonial, vivenciar esse patrimônio, e de posse dele apropriar-se das outras manifestações culturais, evitando ou eliminando a substituição da cultura patrimonial pela cultura hegemônica”