Pedagogia, perguntado por torglermubarak, 1 ano atrás

Os transtornos globais de desenvolvimento apresentam um severo prejuízo severo no desenvolvimento de crianças e adolescentes deficientes, portanto, precisamos com urgência pensar nas dificuldades dessas crianças não apenas do ponto de vista da aprendizagem, mas também do seu envolvimento emocional e qualidade de vida na escola junto a colegas, professores e equipe pedagógica.

A partir dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma:
a. O conhecimento das políticas públicas que envolvem a educação não precisa fazer parte da formação do psicólogo, pois isso vai facilitar sua visão mais crítica e trazer o profissional para uma prática mais abrangente e menos discursiva.
b. O psicólogo não só estará presente na inclusão para auxiliar nas crianças diagnosticadas ou encaminhadas para diagnóstico médico como deverá intervir com educadores para auxiliar na integração do aluno com o grupo, ajudar o grupo de professores a vencer as resistências e dificuldades enfrentadas em sala de aula e orientar familiares no sentido de estarem próximos da criança nesse momento de integração e inclusão.
c. Sendo a inclusão algo novo ainda no cenário educacional brasileiro e passando por muitos desafios, não cabe ao psicólogo trabalhar com alunos, professores, equipe pedagógica e familiares, projetos e capacitações que proporcionem a todos uma relação que permita confrontar e refletir sobre a inclusão, pois isso é tarefa exclusiva de outros profissionais.
d. O psicólogo, compreendendo o processo da educação, sua história, suas políticas públicas e tendo uma relação direta com outros profissionais num processo interdisciplinar, nunca poderá contribuir com seu conhecimento específico, nem mesmo poderá absorver outros saberes que o ajudará a construir um novo conhecimento e uma nova forma de atuação aplicada à realidade escolar, pois isso sempre será uma transposição da clínica para a escola.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
3

Letra B.

Observa-se que o papel do psicólogo na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é fundamental, para que o processo inclusivo seja efetivo, e o aluno seja capaz de se manter de forma adequada nas escolas regulares.

Para isso, é necessária uma integração entre psicólogo, educadores, escola e família, a fim de promover um ambiente harmonioso ao aluno com deficiência, além de promover uma maior equidade do acesso ao conhecimento.

Perguntas interessantes