Português, perguntado por MaluMartins16, 10 meses atrás

os textos de Gândavo foram escritos aproximadamente a setenta anos após a Carta. No texto 2, ele trata do ritual antropofágico.

a- de acordo com estudos recentes da antropologia, os índios concebiam o canibalismo como maneira de adquirir a vitalidade, a valentia e a coragem de seu inimigo. Essa visão coincide com a mostrada por Gândavo no texto? Justifique sua resposta.

b- Qual é o Juízo de valor que Gândavo fazia dos indígenas?

c- Que qualidade o autor reconhecia nos indígenas?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
692

a) Não, porque no texto de Gândavo o motivo de os índios praticarem o canibalismo seria a vingança. Eles comiam portugueses e inimigos indígenas apenas por ódio, não para absorverem sua vitalidade, valentia ou coragem.


b) Gândavo considera os indígenas um povo desumano e cruel, pois não tinham nenhuma piedade. Chama-os de animais brutos, de desonestos e de dados à sensualidade e aos vícios.


c) A qualidade dos indígenas que Gândavo reconhece é a generosidade, pois eles dividiam a comida com todos os que estavam presentes, mesmo que fosse pouca.

>> "Tem esta qualidade estes índios que de qualquer coisa que comam por pequena que seja hão de convidar com ela quantos estiverem presentes, só esta proximidade se acha entre eles."

Respondido por Matheusieti
0

1 a) Não. Gândavo notou que os índios não comiam as pessoas como uma forma de adquirir vitalidade, essa nunca foi uma prática realizada pelos indígenas no Brasil com esse intuito,  justamente pelas crenças dessa parcela do nosso povo, irem na contramão dessa ideia.

O canibalismo era praticado como um ato de vingança

Por colonizarem o Brasil, e trazerem uma série de doenças, além de explorarem nossas terras, os índios que entraram em impasse com Portugal, que estava dominando nossas terras, vinham no canibalismo uma forma de se vingar e tornar essa guerra algo mais feroz, não a busca por valentia e a afirmação de um espírito nobre.

Mais sobre a colonização no Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/537216

2 b) O autor considerou os indígenas um povo cruel, sem piedade, tendo um olhar totalmente etnocentrista, justamente por chamar os índios de brutos, desonestos e selvagens, quando na realidade eles viviam suas vidas, organizados em suas aldeias, com sua própria cultura, e mesmo assim foram alvo da colonização.

Como esse olhar sobre o índio parte do etnocentrismo?

Pelo fato da valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.

Mais sobre as questões antropológias:

https://brainly.com.br/tarefa/19855846

3 c) Apesar de notar os indígenas como seres brutos e violentos, o autor utiliza a palavra "generosidade" para se referir a essa parcela da população originária do nosso país, reconhecendo que os índios dividiam suas comidas, moradias, além de estarem presentes uns nas vidas dos outros, dentro daquela comunidade.

Como notamos a cultura indígena?

A parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho, como a caça, dividindo seus alimentos.

Mais sobre as comunidades indígenas:

https://brainly.com.br/tarefa/3080123

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes