Os textos a e b, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que: *.
Soluções para a tarefa
Análise de textos poéticos
Os textos poético apresentados são Canção do Exílio e a Canção do Regresso à Pátria, sendo o primeiro texto de Gonçalves Dias e o segundo de Oswald de Andrade.
Ambos textos falam sobre a paisagem brasileira e as belezas da terra, sendo que o ufanismo, ou seja, o orgulho em excesso da terra está presente nos dois textos.
Análise da Canção do Exílio
Criado em 1843, o texto em questão evidencia o sentimento patriótico do autor, configurando uma época em que Gonçalves Dias estava em Portugal e ao escrever este texto procurou exteriorizar sua saudade em relação ao Brasil.
Essa era uma época em que havia ocorrido a recente independência do Brasil. Este texto pertence a primeira geração do romantismo.
Análise do Canto de Regresso à Pátria
O canto de regresso à Pátria, composto em 1924, possui uma relação intertextual com o texto Análise da Canção do Exílio, sendo que ele foi escrito em uma época modernista.
Este corresponde a um período histórico que havia muita crítica as composições tradicionalistas, tanto que o poema corresponde a uma paródia, onde há uma procura insistente por entrar em combate com a visão romântica e alienante do passado.
Quer saber mais sobre os textos poéticos?
https://brainly.com.br/tarefa/1557806
https://brainly.com.br/tarefa/27955050