História, perguntado por isabelabecker1183, 11 meses atrás

Os territórios da América colonial, onde foram encontradas grandes jazidas de metais preciosos, pertenciam à Espanha e a Portugal. Apesar dessas riquezas, Espanha e Portugal não se industrializaram no século XVIII, como a Inglaterra.
Caracterize a relação entre exploração colonial, baixo desenvolvimento industrial dos países ibéricos e industrialização da Inglaterra.
(URGENTE)

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
29

A exploração colonial que foi instaurada na "América Ibérica" foi de exploração, de modo que os territórios eram vistos como "reservas naturais" que sustentavam os Estados Nacionais de Espanha e Portugal, não sendo aqui desenvolvidas manufaturas ou outras instituições econômicas mais complexas.

Como estes países tinham abundância de recursos (com os impostos coloniais), compravam bens de consumo da Inglaterra, de modo que eles acabaram "financiando" os investimentos ingleses na industrialização (ao comprar os seus produtos) e se tornaram economicamente "reféns" da Inglaterra.

Respondido por Valentinamacc
6

Resposta:

Plurall

Explicação:

A exploração colonial no continente americano foi pautada pela política mercantilista e tinha como objetivos a exploração de metais preciosos e a produção de gêneros tropicais para exportação. O sucesso do empreendimento acabou gerando, paradoxalmente, uma forte dependência das metrópoles em relação às colônias, que recebiam a maior parte do capital disponível para investimento. Isso limitava o desenvolvimento da economia metropolitana (principalmente de seu setor produtivo) e gerava dependência em relação a fornecedores estrangeiros de produtos manufaturados. A Inglaterra, por sua vez, acabou por ocupar esse espaço, obtendo lentamente o controle dos mercados de Portugal, da Espanha e de suas respectivas colônias. Isso alavancou um desenvolvimento cada vez maior do seu setor produtivo, culminando com a industrialização ao longo do século XVIII.

Perguntas interessantes