Os termos relacionados ao nome (vocativo, aposto, adjunto adnominal, predicativo - do sujeito ou do objeto - complemento nominal), são os que completam a significação de um substantivo, ampliando a informação ou o conhecimento do núcleo que integra o sujeito e o predicado. Muitas vezes ao classificar um dos termos como, adjunto adnominal, que pode ser representado por um adjetivo ou locução adjetiva, é confundido ora com o complemento nominal, ora com o predicativo, mesmo diante de diferenças precisas entre tais funções sintáticas. Além disso, é preciso estar atento também à ordem das palavras, pois, em muitos casos, é a posição do adjetivo que define a classificação. Diante disso, analise as frases a seguir:
I. Traficante calmo escapa do presídio.
II.Traficante, calmo, escapa do presídio.
III. Calmo, traficante escapa do presídio.
IV. Traficante escapa do presídio calmo.
Apresente, para cada frase, a função sintática do termo em destaque. Na sequência, explique a interpretação possível para cada uma.
Soluções para a tarefa
II-Traficante, calmo, escapa do presídio. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Sendo assim: a utilização da vírgula explica que todo traficante é calmo, como se essa qualidade fosse sempre de todos os traficanetes.
III-Calmo, traficante escapa do presídio. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Dessa forma: O traficante estava calmo quando escapou do presídio, em outras palavras, era como ele estava naquele exato momento.
IV-Traficante escapa do presídio calmo. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Dessa forma: O fato desse adjunto estar próximo da palavra presídio, dá a entender que o presídio era calmo.
Nesse caso é preciso analisar com cuidado para não confundir e acreditar que há ambiguidade entre sentenças. A ordem sintática influencia e muito no que se quer dizer.
Até mais!