Os termos “gestão da educação” e “administração da educação” são utilizados na literatura educacional ora como sinônimos, ora como termos distintos. Algumas vezes, gestão é apresentada como um processo dentro da ação administrativa, outras vezes apresenta-se como sinônimo de gerência numa conotação neotecnicista dessa prática e, em muitos outros momentos, gestão aparece como uma “nova” alternativa para o processo político-administrativo da educação. Entende-se por gestão da educação o processo político-adminis - trativo contextualizado, por meio do qual a prática social da educação é organizada, orientada e viabilizada. Fonte: A partir da discussão acima responda: A gestão da escola, entendida como instituição educativa, é diferente da administração de empresas? A resposta deve apresentar argumentos que destaquem a horizontalidade do processo de gestão de uma escola de 5 a 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Em tese, não.
A gestão das escolas, assim como a gestão das organizações, apresenta objetivos e metas específicos, assim como exige grande liderança dos gestores para o controle dos recursos.
Todavia, nas escolas, o fator diferencial é o social, visto que as empresas trabalham apenas com colaboradores, ao passo que os gestores escolares devem ser capazes de trabalhar com toda a comunidade escolar, o que exige maior aptidão.
Resposta: III, V, VI
Explicação: A gestão é um conceito de organização educacional que aplica um enfoque simplificado e reduzido da administração. A gestão apresenta-se como uma nova alternativa para o processo político-administrativo da educação A gestão enfoca o aspecto humano, enquanto que a administração enfoca o produto.
.