"Os surdos, portanto, formam uma organização social autêntica, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural." (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). Nesse texto, a autora afirma que: A identidade do deficiente auditivo, também com surdez congênita ou adquirida, se diferencia por negar a língua de sinais, segue um modelo cultural ouvintista (sofre influência da família e médicos, seu modelo social é a pessoa ouvinte). A rejeição a identidade surda é comum e de certa forma compreensível. A identidade surda passa por processos comuns a outros grupos, mas como os surdos são minorias, o assunto não é tão abordado. A identidade surda considera que os sujeitos surdos devem se comunicar através da leitura labial e viverem sob a ótica da deficiência. A identidade surda é o que confere ao sujeito surdo a sua legitimidade, o que constitui seus traços psicossociais, de um singular-coletivo, sobretudo, o entrelaçamento cultural a partir da LIBRAS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A identidade surda é o que confere ao sujeito surdo a sua legitimidade, o que constitui seus traços psicossociais, de um singular-coletivo, sobretudo, o entrelaçamento cultural a partir da LIBRAS.
Explicação:
Conferido pelo AVA
A autora revela a importância da identidade surda como forma de se buscar a legitimidade surda, além da importância do acesso ao conhecimento por meio da linguagem de sinal, potencializando sua inserção neste grupo social.
Importância da Identidade Surda
A identidade surda é construída mediante o convívio dos indivíduos surdos com a comunidade. Uma forma bastante eficiente de inserção se alinha com o aprendizado da Libras, possibilitando que o sujeito surdo compreenda a cultura surda, assim como seus valores.
Mais sobre identidade surda: brainly.com.br/tarefa/21401820
#SPJ2