Os solos afetados por sais, também conhecidos por solos halomórficos ou solos salinos e sódicos, são solos desenvolvidos em condições imperfeitas de drenagem, que se caracterizam pela presença de sais solúveis, sódio trocável ou ambos, em horizontes ou camadas próximas à superfície. Quando a concentração de sais se eleva ao ponto de prejudicar o rendimento econômico das culturas, diz-se que tal solo está salinizado. A salinidade é um problema que atinge cerca de 45 milhões (19,5%) dos 230 milhões de hectares da área irrigada do globo terrestre. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O excesso de sais limita severamente a produção agrícola principalmente nas regiões áridas e semiáridas.
PORQUE
II. No árido e semiárido atualmente há grandes áreas com solos salinizados, devido à natureza física e química dos solos, ao déficit hídrico e à elevada taxa de evaporação, com maior incidência do problema nas terras mais intensamente cultivadas com o uso da irrigação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Como em regiões áridas e semiáridas há baixa taxa de precipitação, o que faz necessário o uso de técnicas de irrigação, tal água costuma provir dos rios, trazendo sal, como o clima favorece a evaporação, o sal mantém no solo, fator que com o tempo provoca sua salinização.
Alternativa A.
Alternativa A.
Respondido por
7
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Perguntas interessantes