Filosofia, perguntado por 34598905lmj, 1 ano atrás

os sofistas, mestres da retórica, ensinaram a arte da persuasão. quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsfs
3
Bom dia! Sofistas (termo que significa "sábios") eram professores da Grécia Antiga, que pregavam o exercício da argumentação para vencer discussões, mais interessados no método e na prática, do que verdadeiramente alcançar uma verdade definitiva - para os sofistas, a verdade é relativa, então não há uma verdade conclusiva para qualquer assunto.

Essa é uma postura benéfica para uma sociedade democrática, pois não abraçar uma verdade absoluta leva ao entendimento de que cada indivíduo apreende a realidade a seu modo - há que se entender a "verdade" do outro, suas crenças e a forma como ele absorve as diferentes culturas. Isso é uma das premissas do diálogo e do respeito à existência de diferentes opiniões.

Por outro lado, Aristóteles e Platão criticam os sofistas, por considerarem uma prática "desonesta" e "aparentemente sábia mas não real". A retórica pode ser utilizada para desviar o real objetivo de um debate, com o uso de argumentos sem compromisso com a realidade; a habilidade de argumentação e oratória pode ser usada como ferramenta de persuasão do que os sofistas entendem como "alma passiva", modelável para o que eles entenderem como a verdade - ou para o que lhes for benéfico.
Perguntas interessantes