“Os sociólogos estabelecem distinção entre a socialização primária e a socialização secundária. A socialização primária é o processo por meio do qual a criança se transforma num membro participante da sociedade. A socialização secundária compreende todos os processos posteriores, por meio dos quais o indivíduo é introduzido em um mundo específico. Qualquer treinamento profissional, por exemplo, constitui um processo de socialização secundária.” (BERGER, P. L. e BERGER, B., “Socialização: como ser membro da sociedade”. In FORACCHI, M. M. e MARTINS, J. S., Sociologia e Sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999. p. 213-4)Considerando o texto acima reproduzido, é CORRETO afirmar que: *
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
A socialização primária surge no período de formação do indivíduo.
A socialização se dá a partir da troca de relações de indivíduo com um grupo, se formando e colocando em prática sua vida cotidiana em sociedade.
Podemos citar os dias de hoje, a partir da socialização com diversos grupos de interesse, mesmo sem estar presente nessa cultura o que torna a globalização uma grande pluralização cultural, colocando o indivíduo como parte da sociedade.
O resto da pergunta é :
a) a socialização é um fenômeno que ocorre apenas nos anos iniciais da vida.
b) a socialização primária é aquela que ocorre no ambiente familiar e a secundária é aquela que ocorre apenas nas escolas.
c) as pessoas nascidas em famílias bem estruturadas não precisam passar por processos de socialização secundária.
d) apenas as sociedades industrializadas apresentam processos de socialização secundária.
e) a socialização é um processo que se inicia quando nascemos e nunca chega ao fim.
RESPOSTA: Letra E
Explicação:
Pois quando nascemos, participamos do 1º Grupo social: familiar, e ao continuarmos crescendo encontramos diversos grupos sociais em nossas vida, por exemplos: Igreja, Esporte, Faculdade, etc... são diferentes grupos sociais e seremos influenciados por algum deles.