ENEM, perguntado por oliveiraaline2379, 1 ano atrás

Os Sinos “Sino de Belém, Sino da paixão... Sino de Belém, Sino da paixão... Sino do Bonfim!... Sino do Bonfim!... Sino de Belém, pelos que ainda vêm! Sino de Belém, bate bem-bem-bem. Sino da paixão, pelos que ainda vão! Sino da paixão, bate bão-bão-bão. Sino do Bonfim, por que chora assim?..(...). Sino do Bonfim, que vai ser de mim?...(...)” Manuel Bandeira Obs: paixão = sofrimento Sobre o texto acima, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. a aliteração do fonema agudo /i/ reforça, além da sonoridade, o tema da esperança. b. quanto à métrica, o escritor optou pela redondilha maior e pelos decassílabos, que contribuem para o efeito rítmico dos sinos. c. a plano sonoro do texto contribui para a construção do sentido, que vai além do som dos sinos, sendo também um questionamento existencial. d. a figura de linguagem predominante no texto é a onomatopeia, embora não haja relação entre os sons dos sinos e o que eles anunciam. e

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
43

Sobre o poema "Os sinos", de Manuel Bandeira, podemos afirmar que:

c. o plano sonoro do texto contribui para a construção do sentido, que vai além do som dos sinos, sendo também um questionamento existencial.

Nesse poema, o autor utiliza a sonoridade dos sinos para falar dos diversos momentos da existência humana.

Assim, os sons...

"bem-bem-bem" (sinos de belém) fala dos que ainda vêm, referência ao nascimento e à infância;

"bão-bão-bão" (sinos da paixão) fala dos que ainda vão, referência à fase adulta, evocando também a paixão.

"bim-bim-bim" (sinos do Bonfim) remete ao fim da vida e se refere ao futuro incerto do eu-lírico (será que ele terá um bom fim?)

Respondido por marlenealaim
20

Resposta:

A resposta certa é a c

Explicação:

Perguntas interessantes