os seres vivos do nosso planeta apresentam comportamentos e estruturas que possibilitam maior adaptações aos ecossistemas em que habitam. observe as gravuras seguintes delas aparecem algumas representantes da flora e da fauna do planeta. identifique cada um dos seres vivos e qual o ambiente em que vivem. depois pesquise e quais adaptações cada um possui para poder sobreviver
(Uso polar, cactos, camelos, e tubarão)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Urso polar- Os ursos-polares são conhecidos por seus pelos brancos, que permitem uma fácil camuflagem nesse ambiente rico em neve. Carnívoros ferozes, os ursos-polares alimentam-se principalmente de focas. Para capturar esses animais, o urso cava buracos no gelo e espera que a presa suba para pegar um pouco de ar.
Cactos- No ambiente seco dos desertos, a superfície cerosa do cacto é uma adaptação que o impede de perder água por evaporação. Os cactos são conhecidos por seus espinhos pontudos. A maneira como os espinhos crescem na superfície da planta varia de acordo com o tipo de cacto. Alguns cactos também têm flores e galhos.
Camelos- Os camelos não armazenam água em suas corcovas como comummente se acredita. As corcovas são realmente um reservatório de tecido adiposo. Concentrando-se a gordura corporal em suas corcovas minimizam o calor isolando todo o resto do seu corpo, que é uma das adaptações para viver em climas quentes. Vivem em desertos.
Tubarão- Possuem Ampolas de Lorenzini que serve para captar estímulos elétricos , visão com tapetum lucidum que a deixa bem eficiente com baixa luminosidade, a linha lateral que tem como função ser um mecanorreceptor. Dentes grandes e afiados. Vivem no mar, na maioria das vezes no mar aberto.
Explicação: