Biologia, perguntado por NatallyThyane2116, 1 ano atrás

Os seres humanos podem morrer de botulismo ao ingerir alimentos em que o C. botulinum está crescendo. Como essa bactéria sobrevive nas plantas colhidas para consumo humano?? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por god2005
4
O botulismo, nome atribuído às intoxicações causadas por Clostridium botulinum, resulta, na maioria das situações, da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. A incidência desta doença é baixa mas requer uma atenção particular, pois caso não seja prontamente diagnosticada e tratada, envolve um risco elevado de morte.

A associação entre a ocorrência de uma doença com sintomatologia típica de botulismo e a ingestão de salsichas foi reconhecida pela primeira vez em 1820 por Justinus Kerner. O nome Clostridium botulinum deriva precisamente da palavra latina botulus (salsicha), e foi atribuído após várias investigações terem relacionado surtos de botulismo com a ingestão de enchidos e molhos com carne.

Existem quatro tipos epidemiológicos de botulismo: o botulismo alimentar, causado pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas pré-formadas, o botulismo infantil, causado pela ingestão de esporos que germinam e produzem a toxina no intestino, o botulismo dos ferimentos (o mais raro), causado pela contaminação de uma ferida com esporos do microrganismo que germinam e produzem a toxina, e o botulismo de classificação indeterminada, que é semelhante ao botulismo infantil mas ocorre no adulto. Neste documento, far-se-á referência apenas ao botulismo alimentar e ao botulismo infantil. Espero ter ajudado
Respondido por Usuário anônimo
15
Clostridium botulinum sobrevive no ambiente devido a sua capacidade de formar esporos e estes são super resistentes como por exemplo, sobreviver até duas horas a temperatura próxima a 100Cº, então deve-se ter cuidado com os vegetais que podem conter esses esporos e sempre lavá-los/cozinhar/aquecer antes de consumi-los. 
Perguntas interessantes