ENEM, perguntado por MareuSilva6264, 1 ano atrás

Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os, como deuses; os senhores em pé, apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás, como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria. VIEIRAA PaSermão Vigésimo Sétimo com o Santíssimo Sacramento Exposto. Disponível em httpJ/M/Mrfiteraturobrosileira.ufscüír.Acessoem: 9 cvt2014. O texto é um claro exemplo da literatura barroca, porque apresenta O a) abordagem de problemas sociais. O b) trabalho com oposição de idéias. O c) argumentação de feitio sofisticado. O d) defesa da perspectiva do oprimido. O e) emprego de raciocínio indutivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4
Olá,

O Barroco é um gênero literário muito conhecido por vislumbrar aspectos da sociedade e ironizá-los perante a todos. Ou seja, há sempre uma grande crítica social por detrás das obras dos grandes escritores do movimento barroco.

Ao observar o texto, percebemos que o senhor de escravos é coolocado como tirano e seus escravos como subservientes e incapazes de defender-se do poder estabelecido. Eles viviam na miséria, enquanto os senhores viviam no luxo. E isso é verídico: o texto nos mostra uma grande crítica social.

Isso torna correta a alternativa A.

Espero ter ajudado!
Respondido por eulaliaolindina
1

Resposta:

A

Explicação:

Perguntas interessantes