Os romanos chamavam de “bárbaros” todos os povos que não falavam o latim ou o grego e aqueles que não se comportavam como romanos, dentro e fora das fronteiras do Império. Sobre os povos bárbaros, podemos afirmar que:
a.
Eles viviam da caça, da pesca, de uma agricultura rudimentar e, principalmente, dos saques de guerra. Habitavam florestas, embora alguns povos fossem nômades.
b.
Eram povos cristãos , porém, ortodoxos. Tinham hábitos refinados, estrutura de poder centralizada e era contra o politeísmo.
c.
A formação dos povos bárbaros está ligada aos soldados romanos que foram expulsos do exército, passaram a interagir e a formar novos povos.
d.
Os bárbaros eram em sua maioria cristãos oficialmente, seus líderes convertidos no começo do séc II. Facilitou a aceitação dos romanos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A. .
Eles viviam da caça, da pesca, de uma agricultura rudimentar e, principalmente, dos saques de guerra. Habitavam florestas, embora alguns povos fossem nômades.
Explicação:
Os bárbaros ( ou germânicos ) eram vários povos guerreiros ( basicamente parecidos com os vikings ), viviam dos saques a outros povos, agricultura, criação de animais e pesca. Alguns até chegaram a se converter ao cristianismo, porém na sua maioria era de religião politeísta. Depois de vários conflitos contra os romanos, houve um momento de paz, onde os germânicos começaram a pagar impostos para apaziguar Roma, porém estes se tornaram muito abusivos e além disso, alguns povos Hunos do oriente estavam atacando seus territórios. Isso levou a novos conflitos que resultou na tomada de Roma pelos germânicos e queda do Império Romano do Ocidente no ano de 476 d.C.
A resposta é a ( A ) porque as outras não fazem muito sentido, a maioria, dos povos germânicos só foi se tornar cristão depois da queda de Roma, e os romanos e bárbaros nunca se deram bem.