Os respiradores devem ser usados quando os controles de engenharia não forem suficientes para reduzir a exposição aos agentes nocivos a níveis seguros. Protegem o trabalhador da inalação de contaminantes gerados por agentes químicos como poeiras, névoas, fumos, gases e vapores, e também agentes biológicos na forma de aerossóis.
MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o exposto acima a respeito dos respiradores, analise as afirmativas a seguir.
I. Os respiradores são divididos em purificadores de ar ou de adução de ar.
II. O uso de respiradores purificadores de ar permite que o ar contaminado seja filtrado antes de ser inalado pelo usuário.
III. A máscara autônoma é um tipo de respirador de adução de ar, que possibilita mobilidade, mas o volume e o peso dificultam a entrada em aberturas estreitas, no entanto, conta com modelos para combate a incêndio.
IV. Os respiradores purificadores de ar podem ser não motorizados, com peça semifacial ou facial inteira; ou motorizados, com peça facial, capuz, capacete, touca ou protetor facial. Os respiradores com peça semifacial filtrante (possui material filtrante PFF1, PFF2 e PFF3), respiradores com peça semifacial e filtros substituíveis, e respirador purificador de ar motorizado, são exemplos.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Corretas: I,II,III e IV => Alternativa 5
Explicação: Livro da matéria.
Dividem-se em dois tipos: purificadores de ar ou adução de ar. Pg 105
Respiradores Purificadores de Ar . O ar contaminado é filtrado antes de ser inalado pelo usuário. Pg 107
Respiradores de Adução de Ar. O ar inalado vem de fora do ambiente contaminado ou então é transportado em cilindros (máscaras autônomas). Possibilita mobilidade, mas o volume e o peso dificultam a entrada em aberturas estreitas. Conta com modelos para combate a incêndio. Pg 105
Respiradores Purificadores de Ar. Podem ser não motorizados, com peça semifacial ou facial inteira, ou motorizados, com peça facial, capuz, capacete, touca ou protetor facial. Peça semifacial filtrante Possui material filtrante e tirantes. Pode ter válvulas de exalação.
PFF1 – para poeiras e névoas em concentrações de até 10 vezes o LE.
PFF2 – para poeiras, névoas e fumos metálicos em concentração de até 10 vezes o LE.
PFF3 – para condições anteriores e contaminantes altamente tóxicos, quando o LE do contaminante é menor que 0.05 mg/m3. (concentração abaixo de 10 vezes o LE). Respirador com peça semifacial e filtros substituíveis e Respirador purificador de ar motorizado. Pgs 107 e 108
Resposta:
Alternativa 5
Explicação: