Os reinos bárbaros que emergiram da destruição do Império Romano tiveram curta duração. O reino dos ostrogodos e o dos vândalos foram conquistados pelo Império Bizantino. O reino dos visigodos acabou destruído pelos árabes. A heptarquia - sistema de governo de 7 reis, que só existiu na Inglaterra - angIo-saxônica - terminou subjugada pelos normandos. Apenas o Reino Franco deitou raízes e estruturou-se na Gália."(Mello e Costa. 'História Antiga e Medieval')O texto refere-se ao período compreendido entre os séculos:
A-II e III a.C.
B-III e V a.C
C-III e VI
D-V e XI;
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Considerando que o período imperial de Roma estende-se de 27 a.C até 476 d.C, as alternativas “a” e “b” encontram-se visivelmente incorretas.
A alternativa “c” expressa o período de invasões germânicas, de declínio e colapso do Império Romano - assim como engloba o século VI, que marcou o estabelecimento dos primeiros reinos germânicos.
Da mesma forma, a alternativa “e” não encobre o período histórico mencionado no texto, que diz respeito ao processo de formação e expansão do Reino Franco. De maneira geral, o Reino Franco durou do século V ao século IX, tendo sido liderado pela dinastia merovíngia do século V ao VIII e pela dinastia carolíngia nos séculos VIII e IX.
Resposta correta: letra D) Séculos V e XI;
Explicação:
De maneira geral, o Reino Franco durou do século V ao século IX, tendo sido liderado pela dinastia merovíngia do século V ao VIII e pela dinastia carolíngia nos séculos VIII e IX.