Os quadros abaixo apresentam os casos em que a crase é obrigatória e quatro casos em que é proibida. 1 - Crase obrigatória a) Nas locuções adverbiais b) Nas locuções prepositivas c) Nas locuções conjuntivas 2 - Crase proibida a) Antes de verbos b) No a (sing.) antes de palavra no plural c) Entre palavras repetidas d) Antes de pronomes Nas frases a seguir, acrescente, se necessário, o acento indicador de crase. Depois, usando os números dos itens acima, justifique sua resposta. a) Muitos jovens se mantêm a margem do mercado de trabalho porque quando saem a procura de emprego estão sujeitos a exigências de qualificação profissional que eles, justamente por serem jovens, ainda não adquiriram. Muitos deixariam de ver a crase como bicho-papão se pensassem nela como uma ferramenta para evitar ambiguidade nas frases. [...] em 2005, o deputado João Hermann Neto, [...], propôs abolir este acento d português do Brasil por meio do projeto de lei 5.154, pois o considerava “sinal obsoleto, que o povo já fez morrer”. Bombardeado, na ocasião, por gramáticos e linguistas que o acusavam de querer abolir um fato sintático como quem revoga a lei da gravidade, Hermann Neto logo desistiu do projeto. 1 – Seus colegas de trabalho são pessoas que você apoia muito. 2 – Seus colegas de trabalho são pessoas a que você dá muito apoio. 3 – Seus colegas de trabalho são pessoas às quais você dá muito apoio. b) O novo supervisor de projetos se recusou a participar da reunião, pois teria de ficar novamente cara a cara com ex-colegas que ele, a medida que subiu na hierarquia da empresa, sistematicamente prejudicou. c) Confesso a você que não estou disposto a ir a essa festa, porque lá precisaria dar atenção a pessoas que discutem assuntos sem o menor interesse para mim. d) O diretor e eu combinamos, ontem a tarde, que daremos encaminhamento a inúmeras reivindicações os alunos e também a qualquer solicitação de esclarecimento feita pelos professores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
OIIIII NAO SEI DIZER SE TA CERT MAIS É
1 A)
Resposta:
Tenho uma gramática com essa questão, mas a letra A tá como só um pedaço da sua, mas vou mandar aqui de qualquer forma pra quem precisar...
a) Muitos jovens se mantêm à (1.b) margem do mercado de trabalho porque, quando saem à (1.b) procura de emprego, estão sujeitos à (1.b) exigências de qualificação profissional que eles, justamente por serem jovens, ainda não adquiriram.
b) O novo supervisor de projetos se recusou a (2.a) participar da reunião, pois teria de ficar novamente cara a (2.c) cara com ex-colegas que ele, à (1.c) medida que subiu na hierarquia da empresa, sistematicamente prejudicou.
c) Confesso a (2.d) você que não estou disposto a (2.a) ir a (2.d) essa festa, porque lá precisaria dar atenção a (2.b) pessoas que discutem assuntos sem o menor interesse para mim.
d) O diretor e eu combinamos, ontem à (1.a) tarde, que daremos encaminhamento a (2.b) inúmeras reivindicações os alunos e também à (1.b) qualquer solicitação de esclarecimento feita pelos professores.
Explicação:
vou deixar a foto da tabela pra quem não entendeu direito no enunciado que ela escreveu: