Os processos migratórios inter-regionais no Brasil são fatores de crescimento das grandes metrópoles, consequência direta do desenvolvimento tecnológico desigual, além das mudanças estruturais ocorridas com o avanço do capitalismo para áreas não capitalistas. Esse fato é característico do processo de modernização brasileira, ocorrida em meados do século XX, que, ao mudar as relações de produção, principalmente no campo, criou condições para o êxodo rural e o consequente crescimento urbano nas grandes metrópoles.
FREITAS, César A. L. e VIEIRA NETO, A. O processo de valorização do solo urbano: formação e apropriação da mais-valia espacial.
Portal da Unicamp – Universidade
Podemos relacionar as afirmações do texto anterior, referentes ao crescimento das grandes regiões metropolitanas no Brasil, com o(a)
A
implementação de uma reforma agrária que proporcionou o aumento da produtividade agrícola.
B
expansão do emprego industrial nas grandes cidades, que proporcionou aumento significativo da renda do trabalho.
C
desenvolvimento dos serviços, que absorveu mão de obra rural mais bem qualificada.
D
crescimento das oportunidades de novos negócios nas cidades, que incentivou o surgimento de pequenos empreendedores.
E
concentração fundiária aliada à aplicação de novas tecnologias e novas relações de trabalho no campo, motivadores do êxodo rural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Questão (A)
Explicação:
Século XVII – pecuária extensiva: deslocamento da população do litoral nordestino em direção ao Sertão e proximidades do Brasil Central. Esse movimento ajudou na interiorização do povoamento, até então restrito às regiões litorâneas. A pecuária, a princípio, tinha como objetivo atender às necessidades dos engenhos de cana. A necessidade de ampliar as fronteiras motivou a coroa portuguesa a explorar a atividade pecuarista para essa finalidade.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás