Geografia, perguntado por celsinhopositivesyst, 3 meses atrás

Os processos do tectonismo abrangem os movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre. Segundo o tipo de direções que tomam e os resultados no relevo, podem ser qualificados em:

A. ação de agentes exógenos responsáveis por movimentos internos que atuam sobre a crosta terrestre afundando ou levantando sua estrutura.
B. fusão das rochas sedimentares por resfriamento do magma, que causam o rebaixamento ou fusão das rochas magmáticas no aparecimento de montanhas.
C. orogênese ou dobramento que expressa o nascimento de montanhas; e epirogênese ou falhamentos, que movimentam no sentido ascendente ou descendente da crosta terrestre.
D. liberação do calor interno terrestre, em que as lavas, os gases e as cinzas modificam o relevo, formando planícies ou grandes cadeias de montanhas.
E. formação de cadeias montanhosas ou cordilheiras em função de movimentos denominados epirogênese ou formação de planícies afundadas por meio da orogênese.

Soluções para a tarefa

Respondido por luzani266628
1

Resposta:

orogênese ou dobramento que expressa o nascimento de montanhas; e epirogênese ou falhamentos, que movimentam no sentido ascendente ou descendente da crosta terrestre.

Explicação:

Orogênese ou dobramento expressa o nascimento de montanhas, que são enormes estruturas que se formam ao longo de milhões de anos em consequência dos movimentos tectônicos que geram deformação e soerguimento (ou o enrugamento) da crosta terrestre, resultando no surgimento de cadeias montanhosas, que também são chamadas de dobramentos modernos ou recentes. Epirogênese ou falhamentos são movimentos verticais ou horizontais que provocam o soerguimento, rebaixamento ou deslocamento de parte da crosta terrestre.

Perguntas interessantes