Português, perguntado por veronikahoffmann, 10 meses atrás

Os princípios norteadores do controle interno e externo são os princípios constitucionais contidos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Esses são os princípios basilares no Estado Democrático de Direito e aos quais a administração pública deve se sujeitar. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)


Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do princípio da moralidade:

A
Exige que além da legalidade, o agente público deve agir com ética e honestidade.

B
Exige que além da legalidade, o agente público deve agir com transparência, mas não expor suas informações.

C
Exige que além da legalidade, o agente público deve agir conforme a Lei sempre que lhe for favorável.

D
Exige que além da legalidade, o agente público deve agir com eficiência, mas não se importando com a agilidade.

E
Exige que além da legalidade, o agente público deve agir com ética, porém sempre visando o bem do próprio Poder Público.
É URGENTE!

Soluções para a tarefa

Respondido por didiuneto
4

Resposta:

letra A

Explicação: Pág. 58

Respondido por thaispaulinafernande
1

A alternativa correta é: A ) Exige que além da legalidade, o agente público deve agir com ética e honestidade.

O Princípio de Moralidade foi criado para que a Administração Pública permaneça próxima da moral e não seja pautada somente pela lei, e sim por princípios éticos, ele determina que, além da legalidade, o agente público deve agir com respeito a padrões éticos, honestidade, boa-fé, decoro, lealdade e probidade na prática diária de boa administração.

Ele é pautado na conduta do agente, ou seja, acontecerá conforme a moral do indivíduo para que esses princípios sejam praticados.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes