Os primeiros socorros, em casos de hemorragia, visam a suspensão do sangramento e com isso a diminuição do risco de desiquilíbrio sanguíneo-metabólico do acidentado. Conter uma hemorragia com pressão direta usando um curativo simples é o método mais indicado. Porém, se não for possível, o que está indicado fazer?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Usar curativo compressivo e a elevação da parte atingida de modo que fique num nível superior ao do coração. Se com isso, ainda não for possível conter a hemorragia, pode-se optar pelo método do ponto de pressão.
Explicação:
Usar curativo compressivo e a elevação da parte atingida de modo que fique num nível superior ao do coração. Se com isso, ainda não for possível conter a hemorragia, pode-se optar pelo método do ponto de pressão, pois manter pressão sobre o local que está sangrando na maioria das vezes é o procedimento mais eficaz para estancar o sangramento. Curativos ocusivos não exercem pressão sobre o sangramento. Torniquete deve ser a última técnica a ser utilizada, pois traz grande risco se não aplicada corretamente. Não elevar o segmento ferido se isto produzir dor ou se houver suspeita de lesão interna, tal como fratura.